Revista Brasileira de Tradução Visual, Vol. 9, No 9 (2011)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Chaves da Legitimação e da Aprendizagem Televisiva: Áudio-Descrição de um Herói Humano e de um Herói Mendigo

Fabiana Tavares dos Santos Silva, Francisco José de Lima

Resumo


Este trabalho discorre sobre o tema da aprendizagem televisiva e reflete sobre como as instâncias, escola e família, colaboram no processo de legitimação dessa aprendizagem. Reconhece que a criança constitui um considerável público-alvo para as programações televisivas e, muitas vezes, por falta da acessibilidade comunicacional, é privada das culturas apresentadas por tais programações. Defende que a ausência da áudio-descrição prejudica a experiência lúdica, de identificação e de projeção vivenciadas entre as crianças com e sem deficiência, quando estas realizam jogos ficcionais que se remetem ao contexto visual das programações. Apresenta a áudio-descrição na televisão, especificamente, na oferta desse serviço nos programas humorísticos,
Conhecidos como Chapolin e Chaves, destinados ao infante. Traz a áudio-descrição de quatorze personagens desses programas. E, conclui que o percurso conflitante para que a áudio-descrição seja ofertada na TV demonstra o despertar da sociedade para que o direito a acessibilidade comunicacional seja assegurado.

Texto Completo: CLIQUE AQUI PARA BAIXAR EM DOC CLIQUE AQUI PARA BAIXAR EM PDF

ISSN - 2176-9656

Clique aqui para validar esta página no W3C (em inglês).





Grupos do Google
Participe do grupo Áudio-descrição em Estudo
E-mail:
Visitar este grupo

Dicio.com.br Ouça aqui a Rádio Associados da Inclusão no iPhone ou no iPad.